O sistema de limpeza ultrassônico possui equipamentos que fazem a automatização da limpeza através do ultrassom. Esse sistema tem sido cada vez mais utilizado para limpeza de materiais como instrumentos cirúrgicos, odontológicos, tubos de ensaio, lâmina para microscopia e muito mais.
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como funciona esse sistema, sobre as soluções utilizadas nesse equipamento, o que deve ser observado, se é interessante e se vale a pena.
Com isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações sobre o assunto. Acompanhe!
Sistema de limpeza ultrassônico: o que é?
A limpeza por ultrassom é feita quando há transformação de energia elétrica em energia mecânica. A partir dessa transformação, uma solução líquida é gerada no interior, criando um fenômeno da cavitação.
O sistema de limpeza ultrassônico é composto por equipamentos que possuem um circuito de potência e um transdutor, podendo ser qualquer tipo de dispositivo que transforme determinada energia em outra.
O transdutor piezoelétrico utilizado converte a energia elétrica que é gerada através do circuito de potência em energia mecânica. Essa energia mecânica causa uma vibração microscópica dentro do tanque, ou seja a cavitação, em um recipiente que contém a solução.
Uma das maiores características que esse sistema de limpeza ultrassônico possui é que, a cavitação é a responsável por eliminar toda a sujeira de maneira homogênea e completa, e fazer isso de forma manual é quase impossível.
Quando lavamos um prato, por exemplo, que contém gordura, e é necessário o uso de força do operador, assim que ele é colocado na água, a gordura não sai por completo, é preciso colocar detergente para que uma parte da gordura saia e então a limpeza seja efetiva.
Nesse caso seria utilizado água, detergente, esponja e a ação mecânica. Já no sistema de limpeza ultrassônico, também é necessário usar água e detergente.
Mas, a ação mecânica é substituída pela energia do ultrassom. Por conta disso, todo o processo passa a ser automatizado, homogêneo e constante. Outro ponto importante é que esse aparelho atinge locais que não podem ser atingidos com uma esponja, uma escova ou outro material utilizado nas limpezas manuais.
Como essa lavadora funciona?
Como dissemos anteriormente, o sistema de limpeza ultrassônico transforma a energia elétrica em energia mecânica. Com isso, a cavitação acontece, que é a explosão e formação de milheres de bolhas pequenas dentro de uma solução líquida.
Esse líquido aparece por conta da alternação de baixas e altas ondas de pressão, que são as responsáveis por fazer a limpeza dos materiais e itens.
As lavadoras ultrassônicas são ferramentas que ajudam no processo de limpeza, removendo toda a sujeira que existe tanto na superfície dos materiais quanto em áreas mais difíceis. Ela não atua sozinha, mas sim em conjunto com a solução de limpeza utilizada, que dependendo do trabalho, é específica.
Nenhum sistema, seja mecânico ou manual, é capaz de limpar os materiais tão bem quanto esse sistema. Por conta disso, o sistema de limpeza ultrassônico tem sido cada vez mais utilizado em hospitais, evitando o contato do operador com os instrumentos após a cirurgia, por exemplo.
Além disso, esse sistema também ajuda a aumentar o tempo de vida útil dos utensílios e instrumentos hospitalares. Essa alternativa de limpeza possui o melhor custo-benefício, sendo mais eficiente, rápida, econômica e higiênica do que outros processos comuns que conhecemos.
Quanto tempo dura a limpeza?
O tempo de limpeza que o sistema ultrassônico possui varia de acordo com o tipo de sujeira que será removida, com a temperatura, a solução e o grau de limpeza. As soluções que podem ser aquecidas são as que fazem limpezas mais rápidas.
O tempo pode ser ajustado de acordo com os processos de cada local, assim como a temperatura também pode ser ajustada conforme a solução utilizada no equipamento, respeitando sempre o que está descrito na embalagem.
Essas lavadoras funcionam de maneira totalmente automatizada, com o ciclo de dosagem das soluções, enchimento da água, descarte dos líquidos e lavagem, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade na limpeza.
Com isso, não é necessário que o operador interfira no processo, fazendo com que o sistema de limpeza ultrassônico opere de forma automatizada, sem supervisão contínua.
Por que desengraxantes especiais são utilizados?
As soluções utilizadas possuem objetivo de quebrar todas as partes dos materiais que devem ser limpas e com isso, eliminar as sujeiras. Utilizar a solução ideal facilita ainda mais a remoção da sujeira.
Existem diversas formulações que são específicas para cada tipo de limpeza, e podemos encontrá-las facilmente no mercado. Os líquidos inflamáveis não devem ser utilizados, pois podem gerar explosões por conta da soltura de gases.
Os ácidos dos produtos também não podem ser utilizados diretamente no tanque, pois os equipamentos podem ter seu funcionamento comprometido. É necessário o uso de béqueres de vidro.
Os sistemas de limpeza ultrassônico possuem controles automáticos de níveis, e o nível de solução deve ser mantido conforme o ponto de elevação dos suportes, fazendo com que o equipamento funcione da melhor maneira possível.
Quando os níveis da solução estão muito baixos, o ambiente acaba ficando alterado, e com isso, a frequência do sistema também muda, diminuindo o seu rendimento e podendo prejudicar todo o sistema.
Justamente por isso o nível da solução deve ser observado com cuidado, afinal, os equipamentos que possuem o sistema de aquecimento integrado podem sofrer evaporação.
Onde esse sistema pode ser utilizado?
O sistema de limpeza ultrassônico pode ser utilizado em diferentes segmentos, tanto para limpeza de utensílios quanto de materiais. Entre eles, as utilizações mais comuns são no setor odontológico, no setor cirúrgico, setor laboratorial, no setor automotivo e na farmácia.
Os materiais mais comuns de serem higienizados são as brocas, cateteres, backers, lâminas, pipetas, equipamentos para produzir remédios, equipamentos cirúrgicos, bicos injetores, carburadores e bombas elétricas, por exemplo.
A partir dessa limpeza é possível observar materiais mais higienizados e totalmente seguros para serem utilizados, evitando a contaminação e proliferação de bactérias.
Depois de entendermos melhor sobre como funciona o sistema de limpeza ultrassônico, se vale a pena investir e qual a sua utilização, podemos observar que esses materiais são essenciais para higienizar itens específicos.
Se você deseja conhecer mais sobre os produtos, soluções e equipamentos utilizados nesses sistemas, como a indústria automotiva, clínica odontológica e indústria alimentícia, por exemplo, acesse o site e entre em contato conosco para mais informações!
Não esqueça também de acompanhar mais conteúdos em nosso blog e nos seguir nas redes sociais.